Swift

Dica: Como fazer uma Sinopse


O mundo das fanfics. Posso soltar até um daqueles bocejos preguiçosos e logo em seguida falar animadamente "Ah... O mundo das fanfics" no maior estilo " A cidade de Townsville!". Este sim é um dos mundos mais complexos já criados e um dos mais viciantes. Tal como já disse anteriormente, muitos autores que "nascem" neste complicado mundo não tem guias, não há nenhuma boa alma que os diga que estão fazendo merda. 
Porque no começo, tudo é difícil. Ganhar destaque é difícil, tal como escrever algo que fuja do clichê, ter uma boa estória e por fim fazer algo para divulgá-la. Mas o maior e primeiro meio de divulgação começa naquele quadrado com espaço em branco. Ou seja, na sinopse.
O que seria isso?, você pergunta. Oras, eu respondo-lhe, é um resumo sobre algo, um relato breve, um pequeno quadro sobre o conteúdo. Bem pequeno. Bem pequenino. Muito, muito pequenino
Mas uma das primeiras e maiores dificuldades está em escrever o dito cujo. Porque se você não souber fazer um, não tiver criatividade para um ou simplesmente não escrever bem, diga adeus a uma fila de leitores curiosos. 
Digo isto porque eu mesma já me desinteressei por diversas estórias que tinham inúmeras recomendações, trocentos reviews e uma sinopse estúpida demais. Mas acalmem-se, antes de detonar os principais erros numa sinopse, vou apontá-los.
E lembrando: isso se aplica a quem quer escrever livros também.

I - Português errado
Começo a pensar que tem gente que faz de propósito neste quesito. Já falei sobre este pandemônio várias vezes e continuo batendo nesta tecla: o português errado estraga qualquer estória. É regra geral numa prova, num vestibular, ENEM e tantos outros que o famoso linguajar "internetês" é errado. Se escrever deste jeito já lhe reprova numa boa faculdade, porque isso sim traz peso na consciência, imagine para aquele leitor afoito que quer ler algo sem abreviações desnecessárias, underline ( _ ) no lugar do travessão, início de diálogos com o travessão colado com a primeira palavra, nomes sem letra maiúscula no começo, palavras escritas erradas e tantos outros erros (ataca-me a enxaqueca só de pensar em outros) deterioraram a estória. Porque são tantos erros na sinopse que o leitor procura outra.
Ou seja, escreva CERTO!

II - Pedir
Nunca, jamais, em nenhuma circunstância, sob nenhum tipo de tortura russa, debaixo de nenhuma maldição peça que o leitor se interesse pela sua estória. Jamais peça que ele leia, não faça petições na sinopse. Não mendigue leitores. Por favor, não cague fora do pinico. Oo
Porque é absurdamente doido para o leitor dizer que você não sabe escrever uma sinopse, disso entende-se que você não sabe escrever uma estória. E isso é prejudicial demais. Parece que você está implorando para o mundo te notar. Mesmo que você não saiba escrever uma sinopse, não deixe transparecer isso, pois você tem que mostrar que sabe o que está fazendo: está escrevendo. Novamente, não peça que leiam sua fanfic na sinopse! Não peça. u.u

III - Fazer da sinopse um trailer
Antes de qualquer coisa, quero frisar o que significa a palavra "sinopse". Breve relato. Breve significa curto.
"Três garotas: Haruno Sakura, Yamanaka Ino e Hyuuga Hinata. Se mudam para Konoha para viver novas amizades.

-Bem vindas a Konoha! - dizia um loiro sarado de olhos azuis.
Ou não:
-E você? - se referiu ao Uchiha
Não te interessa - respondeu levando com um taco de beisebol na cabeça e no estômago, caindo logo em seguida - TA LOUCA GAROTA?
-ANIMAL!

Provocações:
-ME DEVOLVE ESSA CARTA AGORA INO!
-Vem pegar ruivo - respondeu piscando para o Sabaku a sua frente.

Aventuras:
-SAKURA VOLTA AQUI! VAMOS SER PRESAS SUA IDIOTA!
-KKKKKKK

Amores:
-Nunca achei que ia amar logo você, seu Uzumaki estúpido!
-O que? HINATA, ESPERA!

Confusões:
-VOLTEM AQUI MISERÁVEIS! VOU PEGAR VOCÊS TODOS E TRANCAR NO MEU PORÃO!!
-ISSO É A DIRETORA?! - perguntou a rosada incrédula.

Nada como seis adolescentes e seus amigos pirados para animar um pouco as coisas não é?
Como se costuma dizer por aí.. É "vivendo e aprendendo"."
Nunca, jamais, em nenhuma circunstância, sob nenhum tipo de tortura russa, debaixo de nenhuma maldição faça da sinopse um trailer. Quer fazer um trailer, aqui eu explico. Mas não faça essa muamba na sinopse. Porque você entregou de bandeja metade da estória de modo errado. A sinopse tem que chamar a atenção, e não cansar o leitor.

IV - Contar o que vai acontecer
É bem simples e altamente destruidor. É só você contar, tipo assim, tudo o que vai acontecer. Só isso. HAHAHAHAHAHA. Não faça isso! Porque você quer envolver o leitor e não deixá-lo entediado. Um belo exemplo:
"Essa é a história (erro número um) de um ninja que morre e depois volta (erro número dois) e se torna o Hokage."
Acabou; fim. Você acabou de dizer tudo. E não vai funcionar porque o leitor já sabe o que vai acontecer, você mesmo disse! ~~ Então, não cometa esses erros e os seguintes: história é sobre algo real (guerras, revoluções, biografias, etc), estória é algo fictício (livros, contos, fanfics, etc); e sempre use vírgulas. 

V - Não escrever nada
Isso é algo muito simples também e, tal como o item anterior, altamente destrutivo. Novamente, você tem que passar confiança no que faz. Você não está apenas fazendo seu trabalho no mundo das fanfics, mas está sendo um escritor. Isso é algo muito bom e importante. Então não faça isso "Então, a sinopse é uma bosta, mas a fanfic é melhor! Juro! Leiam por favor!!!", "Ah, eu não sei escrever sinopse, mas é muito interessante tá? A fanfic é dez e vocês vão gostar!" e "Hm... Leiam pra saber!"; isso é muito, muito errado e repetitivo. Porque você não disse nada de interessante, você cometeu o segundo erro: pedir leitores e de quebra não convenceu o leitor. Portanto, se não consegue escrever, peça ajuda a quem você acredita que sabe.

VI - Perguntas no final
Tipicamente comum. Cuidado, isso é muito cansativo. A pessoa até que escreve uma sinopse legal, sem muitos erros e cativante, mas ela quer dar um mistério a mais. Pra que fazer isso?! 
"Uma mudança sempre exige esforços e ela está disposta a isso. Deixando tudo para trás, Elena vê sua vida virar de cabeça para baixo rapidamente" - até aqui, ótimo, mas... - "Será que ela vai conseguir?" - PRA QUE FAZER ISSO SOCIEDADE?! 
Nada contra querer dar um suspense a mais, uma leve pegada de mistério, mas não há necessidade de fazer esta merda. Para que fazer perguntas se você, o autor, já sabe as respostas e possivelmente o leitor também?! Em outras palavras, é desnecessário.

Se você reconheceu apenas um erro, ok... Mas não deixe de melhorar seus conhecimentos e ampliar sua escrita. Entretanto, se você reconheceu mais de um, faça o mesmo dito anteriormente e o mais breve possível.
Agora sim. Do que adianta apontar o erro e não a solução? Pois bem, aí vão as dicas para fazer uma boa sinopse.

1 - Escreva certo
Bem fácil de lembrar e absurdamente essencial. Escreva certo não apenas na sinopse, aplique o mesmo no conteúdo da fanfic. Você não precisa ter doutorado em Letras para escrever bem ou de modo culto, leia mais, procure saber onde está errando e se tem mais dificuldades procure dicas de português e queira mesmo melhorar sua escrita, porque não é algo válido e efetivo somente no mundo das fanfics. O mundo real também necessita disto.

2 - Estruture
Começo, meio e fim devem estar na sinopse. Tal como em redações, fanfics, livros e afins. Uma dica bem útil é usar tópicos, pois você não se perde sobre o que vai por e quando. Exemplo de uma fanfic estilo drama: 
Começo > Alice vai para um reformatório sueco após um crime. Sonhos e esperanças são abandonados nas portas daquele lugar. (Acabei de informar a protagonista, um fato e um lugar.)
Meio > Não há santos, somente criminosos. Ninguém tem um futuro, apenas um passado. (Acabei de informar o tipo de situação e círculo social.)
Fim > Entretanto, no meio disso, Alice depara-se com uma pequena chance de ter um futuro e recomeçar na vida e no amor. (Informei que vai haver romance, uma reviravolta e um final diferente do que o contexto da estória diz.)
Exemplo de uma fanfic estilo ação:
Começo > O solstício anunciava uma nova era. Uma era de sangue e dor. (Acabei de informar um fato, o tempo e a situação.)
Meio > As promessas morriam com seus heróis e seus sobreviventes eram apenas cinzas do que outrora foram. O capitão Kenji era um conjunto de cinzas. (Informei as consequências, o protagonista e o círculo social.)
Fim > E diante daquela era e da sede de vingança restara apenas o solstício mais uma vez, tal como a esperança de que no meio da dor haveria vida. Haveria amor. (Acabei de informar o rumo, uma reviravolta, o romance e uma luta.)
Ou seja, lembre-se de por começo, meio e fim.

3 - Cumpra o que escrever
Não escreva que vai haver altas putarias se não houver. Escreva o que vai acontecer de modo estruturado, não prometa altos romances se você só consegue lidar com dois ao mesmo tempo. Porque você não pode criar expectativas de algo que não vai acontecer ou que ia, mas daí você mudou de ideia. Siga o que você propuser.

4 - Seja criativo
Apresente suas ideias de modo diferenciado. Não tenha medo de expressar o que pensa, se não agradar a um, agradará a outro. Diferenciar na sinopse (não estou falando de criar trailer na sinopse, enfeitar a pobre diaba com coisas desnecessárias, despejar fezes no português, nada disso) e deixá-la ao mesmo tempo direta é importante.
Exemplo: minha fanfic é de comédia. Então para diferenciar na sinopse, vou usar humor numa frase. Ou posso colocar um bordão de comédia famoso. 
Ou, minha fanfic é de hentai. Então para diferenciar na sinopse, vou usar uma pequena (pequenina) indireta maliciosa ou incrementar uma pequena palavra com certa sensualidade.
Enfim... Use sua imaginação.

5 - Leia o que escreveu
Não publique nada sem ter a certeza de que está de acordo com o bom português e com o que você quer passar da fanfic ou do livro. Sempre revise o que escrever, isso é regra geral. Se estiver com dúvida, peça ajuda de alguém. Veja se sua sinopse está de acordo com a fanfic (item 3) e com o que você realmente quer. Pois a primeira imagem é a que fica, no caso, a sinopse é a tal primeira imagem. Portanto leia.

Estas foram minhas dicas, espero que tenham realmente ajudado. E antes de fazer uma sinopse, faça primeiro a fanfic. É mais fácil até porque você sabe o que colocar. Sempre procure estar com o português correto e se tem mais dificuldade, procure ajuda. Quem sabe algum dia eu não abra uma seção de "MsRachel ajuda!". #ideia
Quaisquer outras dúvidas, enviem. É isso. E último lembrete: nunca, jamais, sob qualquer tipo de maldição russa peça leitores. E apresente sempre seu melhor, tanto na vida real quanto na vida de escritor.
Ah... O mundo da escrita...
Ja ne! o/

Você também pode gostar de ler

5 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Pequei em dois, e em duas fanfics diferentes... que vergonha.

    ResponderExcluir
  3. Super me ajudou! Eu não consumo comentar em postagens mas essa foi sensacional. Parabéns e obrigada pela ajuda ☺️☺️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thalita. Obrigada pelo comentário e boa sorte com a(s) sua(s) sinopse(s).
      Até.

      Excluir