Swift

Dica: Erros Clássicos de Português

Olá. Hoje o assunto está direcionado ao bom e velho Português. Antes de iniciar o bombardeamento sobre os erros, vou falar um pouco sobre nossa língua. Brasil foi colonizado, lembram? Com isso nossos ex-colonizadores nos deram mais do que trabalho escravo e exploração de nossas riquezas, eles nos passaram uma língua.
O que seria isso?, você talvez me pergunte. Oras pessoinha, a língua é o nosso meio primário de comunicação e de identidade, eu lhe respondo. Só isso.
Nossa grafia embora esteja adaptada ao jeitinho brasileiro, é totalmente baseada na grafia de Portugal, o que muitas vezes é tido como um erro insuportável para alguns (sabe aquele velha estória de fazer vontades de gringo? Pois bem...) e até mesmo desprezado. Poxa vida mermão, é a sua língua, não é um erro!
Mas onde está o erro?, você me pergunta. Oras, está na aplicação da gramática. Já conhecemos a norma padrão, mas ela é mais praticada na escrita do que na oralidade. Sem grandes problemas... O problema de verdade está quando um ser humano escreve errado. A merda tá feita quando o ser humano tem acesso à internet e ainda assim escreve errado! A merda tá feita quando esse mesmo ser humano tira nota 1000 no Enem por escrever uma receita de miojo! 
Ò.Ó COMO ASSIM ELE TIROU NOTA 1000?!
 Agora, aplicando isso no mundo das fanfics... Já bati na tecla da escrita várias vezes. Por que? Porque é preciso. É a sua língua, aprenda. Se fosse para aprender "The books are on the table" tinha baixado até aplicativo para aprender. Então por que esse desprezo, por que há tamanho relaxo em aprender algo que é questão de sobrevivência? Se você não se comunica, você fica estagnado para sempre. Se você não se comunica bem, complica sua situação. 
No mundo das fanfics, há muitos escritores para todos os tipos de leitura. Isso é algo realmente bom, a merda ocorre quando ele escreve mal. Os erros mais comuns são:

1 - Pontuação
Amiguinho: você NÃO precisa botar uma bendita vírgula, ponto e vírgula, ponto final, três pontos e/ou pontos de interrogação e exclamação a cada três palavras. Isso deixa o texto "sujo" (no sentido dele ficar muito sobrecarregado de pontuação), deixa o sentido do texto confuso e pode alterar a linha de raciocínio apresentada. 
Ex: Como, você pode fazer, isso comigo, Carol?
A impressão que passa é a seguinte: "Como isso comigo Carol?". Não se separa o sujeito (comigo, Carol) do predicado (Como você pode fazer isso). 
Cuidado com o excesso. 

2 - Underline no lugar do Travessão
Quem foi o belo gênio que acreditou que usar underline (___) no lugar de um travessão (—) surte o mesmo efeito? Isso non ecziste! Underline é para e-mail, nickname de conta em rede social. Travessão é para textos, chamando a atenção do leitor para a fala da personagem ou como um modo de explicação da palavra anterior.
Ex: O cyberbullying — tipo de agressão virtual que ocorre entre crianças, adolescentes e adultos — surgiu há...

3 - Maiúscula e minúscula
Assunto de pré, primeira a terceira série no máximo. Mas há seres humanos que não entendem que a letra maiúscula S-E-M-P-R-E existirá no começo de parágrafo, nomes de pessoas, cidades, países, estados ou instituições, sendo que a letra minúscula S-E-M-P-R-E sucederá a letra maiúscula. Difícil? Então pratique.

4 - Cadê o parágrafo?
Você está escrevendo maravilhosamente bem seu texto, tudo está com sentido, logicamente ligado e explicado. Só que esse botãozinho imbecil chamado "Enter", o famoso "pula linha" está sendo ignorado por você desde o começo. HAHA Logo seu texto ficará reto e sem nexo, porque não há parágrafo.
Um parágrafo precisa ter entre quatro e cinco linhas. Ah, mas fiz seis. Pule de linha. 

5 - Coesão e coerência
Último erro mais miserável que existe e que é praticado aos montes. Essas duas palavras são essenciais para qualquer texto (seja ele um trabalho escolar, um capítulo de fanfic ou até mesmo uma redação numa probva), os dois têm de estar presentes no texto. 
A coerência é a lógica do texto, ela vai dar sentido ao texto. Numa explicação breve: ao usar a coerência há sequência, que vai gerar lógica e sentido, logo há comunicação.
A coesão é o uso de palavras semelhantes para a progressão do texto (noutras palavras, é o uso de sinônimos para deixar o texto limpo). 
Ex: Compramos o carro no leilão. O leilão que aconteceu sexta-feira. (A repetição da palavra "leilão" deixa o texto repetitivo, logo não há coesão)
Compramos o carro no leilão que aconteceu sexta-feira. (O uso do "que" é uma variante, ela possibilitou deixar o texto mais limpo e direto).

Se você reconheceu alguns erros acima, não se exalte tanto. Não desista de escrever, apenas procure melhorar, afinal o ser humano é feito de evoluções e adaptações. Agora vamos às dicas:

1 - Leia e releia o que escreveu
Parece bobagem e repetitivo, mas isso importa. Se você não lê o que escreve, como espera saber onde está acertando e errando quando não tem uma noção disso? Se não achou que está bom o suficiente, apague e reescreva. Caso alguma palavra esteja te travando, apague essa palavra, procure por sinônimos e escreva. Você precisa entender o que escreveu, desse modo outros entenderão também.

2 - Use um corretor
O próprio sistema Windows oferece o suporte de um corretor no Word. Aquelas linhas vermelhas sob as palavras escritas até então, são formas de chamar a sua atenção sobre um erro gramatical. Caso o seu texto necessite daquela determinada palavra para ter sentido, prossiga. Caso contrário pare e preste atenção. No caso de não haver a possibilidade de usar um corretor, envie seu texto para aquele amigo chato que adora te corrigir quando você fala errado e mesmo se essa possibilidade for nula, procure um beta ou quais são as formas de concordância. Sempre se mantenha a par do que está acontecendo no seu texto e na ortografia.

3 - Pratique
Aprendi recentemente que você escreve minimamente bem quando consegue escrever um texto de cinco formas diferentes, aplicando isso ao mundo da escrita de fanfics, é sempre importante saber abordar a mesma frase com duas linhas de raciocínio. Como? Praticando.
Ex 1: Sexta-feira, dia 31 de outubro de 2014, aconteceu a famosa comemoração norte-americana intitulada "Halloween", ou numa tradução literal "Dia das Bruxas"...
Ex 2: Nessa sexta-feira, como em todos os 31 de outubro o Halloween foi comemorado pelas ruas do país. Embora seja uma festa nativa dos Estados Unidos, onde crianças e adultos entram no clima do Dia das Bruxas, o Brasil não ficou para trás...
Ex 3: "Gostosuras ou travessuras?", essa é a pergunta feita pelas crianças fantasiadas no Dia das Bruxas. O Halloween é uma festa comemorada no dia 31 de outubro e trazida de fora, especificamente do norte da América...
Pratique até cansar, depois descanse e recomece.

4 - Preste atenção
Sempre preste atenção naquilo que você está escrevendo. Você não conseguirá passar mensagem alguma caso não leia o que está fazendo, seu foco deve estar naquela tarefa que está executando. E sempre peça para outra pessoa ler seu texto, sua opinião não é a única que conta. 

Espero que isso tenha alguma serventia e mesmo que eu tenha sido dura sobre o tema, digo por experiência própria: seu trabalho sempre vai receber alguma crítica dura e você precisa aprender a lidar com elas, ou você vai ficar estagnado no mesmo degrau pelo resto da sua vida. Isso se aplica a qualquer coisa que você faça, seja escola, curso, faculdade, trabalho ou até mesmo uma fanfic. Portanto dedique-se, não desista e procure oferecer os 110% que você tem a capacidade de fazer.
;) Ja ne!

Você também pode gostar de ler

0 comentários