Swift

Dica: Trailers de Fanfics


Durante muito tempo o meio mais usado de divulgação das fanfics (além da recomendação, MP's de propaganda) era o famoso: "Você já leu tal fanfic?". Até hoje isso acontece e é uma coisa boa. Mas outro meio que vem sendo bem utilizado é fazer um trailer para sua estória. 
Daí vem uma coisa que, eu particularmente, acho meio que desnecessário: colocar a sinopse inteira da fanfic ou contar o que cada personagem fez, como vai fazer e onde. Ou misturar os dois.
O significado de trailer é "trechos exibidos como anúncio do filme a ser projetado", ou da fanfic. No caso a ideia é colocar trechos do que pode ou vai acontecer, ou do que já aconteceu. Não é necessário expor a estória inteira. 
Tudo bem, não temos programas a lá Hollywood para fazer um trailer digno do Oscar (apesar de tudo, Windows Movie Maker agradece ^-^''), mas existe a famosa criatividade. 
Antes que eu seja considerada crítica demais, aí vai meu ponto de vista: um trailer não deve ser feito apenas para contar a estória ou o que vai ter nela, mas para chamar a atenção de quem ainda não leu a sua fanfic. ;)
Honestamente eu já vi trailers de outras fanfics no Nyah!, mas o trailer usava apenas imagens (fan arts, entre outros) e uma música que não batia com a estória ou com o que estava sendo exibido. No final do trailer, não me interessei tanto pela estória. Mas lembrando, que algo que não chamou a minha atenção, pode chamar a de outra pessoa sem problema algum.
Algumas dicas que quero deixar para quem quer ter um trailer na sua estória, ou para quem quer fazê-lo.

I - Música
Ela nada mais é do que a liga entre a estória que está sendo contada e as imagens que vão aparecer. Ou seja, se no seu trailer você quiser dar um ar mais misterioso, as minhas indicações são músicas instrumentais.
"Mas como eu acho músicas instrumentais legais?"
O Youtube pode até estar em português, mas não os vídeos. #facilidadeagradece Algumas músicas instrumentais boas estão com o título em inglês (do qual entendo bem) ou são trilha sonora de algum filme fracassado ou de sucesso. 
Primeiro passo: digite "instrumental songs", "movie soundtrack instrumental" ou apenas "movie soundtrack" na caixa de pesquisas do Youtube. 
Segundo passo: escolha uma e ouça. Se gostou da que ouviu, copie e cole o link ou o nome da música em algum arquivo do Word; se não gostou, passe para outra. 
"Mas eu quero uma música comum, com direito a banda e vocalista. Qual seria a melhor?"
Vai depender do seu gosto musical e do tema da fanfic. 
Exemplo: minha fanfic "By Your Side", que tem uma temática mais puxada para o drama e romance, então a música que ficaria legal seria "Give Me Love" do Ed Sheeran (que é muito boa) ou "Pieces" do Red (música fodástica). 
Ou, minha fanfic "Sonzai" tem uma temática mais puxada para ação e guerra, "Kings and Queens" do 30 Seconds to Mars cairia bem.
No final, depende muito do seu gosto musical e do tema que sua fanfic mais aborda.
"Ah, mas a minha estória tem comédia, ação e romance; qual escolho para focar no trailer?"
Escolha o gênero que você mais lida, ou aquele em que você não tem tanta dificuldade em lidar. ^-^

II - Texto 
O texto é o que vai prender a atenção da pessoa que vai assistir seu trailer; ou seja, é mais importante até que a própria música. Porque o texto vai mostrar o começo, o meio e o fim da sua fanfic, ou do que você quer mostrar sobre ela.
"Como posso escrever uma coisa legal?"
Antes de qualquer coisa, escreva certo! :3 Depois tenha em mente sobre o que você vai abordar ou sobre qual parte da sua estória você quer manter o foco, pode ser tanto entre o que aconteceu e o que vai acontecer. E sobre essa última parte, aconselho a colocar apenas o suficiente para dar um gosto de "quero mais".
Exemplo I: na minha estória "Not Like The Movies", atualmente tudo está mais focado sobre o desenvolvimento dos casais e a explicação dos passados; então no meu trailer eu foco sobre isso e dou um spoiler sobre a misteriosa "S". Então no meu texto me foco assim:
> Começo: "Entre passados e lágrimas" - posso colocar a imagem de Gaara e Ino -, "...existem nomes esquecidos".
> Meio: "Uma vida não vale tanto quanto um passado" - posso colocar a imagem do Sasuke, Naruto, Sakura ou Hinata -, "E um nome pode reviver o terror da realidade".
> Fim: "As escolhas determinam o futuro" - posso colocar a imagem de Sasuke e Sakura juntos -, "E o passado ainda é destrutivo" - posso colocar Naruto e Gaara -, "Só existe uma regra" - posso colocar todos -, "...sobreviver".
> Ênfase: "Not Like The Movies" - posso colocar o spoiler -, "Porque nada será como nos filmes".
Ou seja, o texto que eu colocar vai expor a ideia que eu quero e as palavras certas fazem o resto. Mais uma dica: procure manter o texto de acordo com o tema mais usado, no meu caso drama e mistério. 
Exemplo II: a minha fanfic "Judging By Its Cover" atualmente está mais focada no dia a dia nerd dos garotos; então no meu trailer o foco vai estar sobre o lado nerd e dou um spoiler sobre o que vai acontecer logo. O texto ficaria assim:
> Começo: "Existe apenas uma regra" - posso colocar Naruto, Gaara e Sasuke se preparando para o dia escolar -, "...sobreviva" - posso colocar o modo como são tratados.
> Meio: "Perigo e estupidez andam lado a lado" - posso colocar Sakura, Hinata e Ino -, "...e vêm na pior forma" - posso colocar Itachi, Deidara e Kankurou.
> Fim: "Os limites vão ser ultrapassados" -, posso colocar os nerds reunidos -, "Existe uma nova regra" -, posso colocar um leve spoiler -, "...sobreviva à eles" - nerds reunidos e preparados para mudar.
> Ênfase: "Jugding By Its Cover" - coloco o spoiler - "Tudo fica pior quando a força não está do seu lado".

III - Imagem
É o que vai dar sentido ao texto #simplesassim. Pessoalmente, eu uso trechos do anime, e tenho todo o trabalho de baixar os episódios com as cenas que eu quero, depois tirar o áudio dos episódios e usar só três segundos vale a pena. Mas é trabalhoso. Então, para aqueles que querem usar cenas de animes, recomendo dois jeitos de fazê-lo.
Primeiro: baixando pelo Youtube. Procure pelo episódio que você quer, mas lembrando que geralmente pelo Youtube o episódio vai estar espelhado.


Ou seja, a bandana do Naruto fica do lado contrário! \o/ Não recomendo muito baixar pelo Youtube.
Segundo: baixando por sites direcionados a downloads de animes. É o que eu faço.
"Baixei os episódios. Como eu tiro o áudio?!"
É mais simples ainda. Eu uso o Free Zune Converter, que é um programa muito simples de usar. Caso alguém o baixe, aí vão os passos para tirar o áudio.
> Clique em "Add files", escolha o episódio e clique em "abrir". Pronto, você vai estar com meio caminho andado.
> Depois selecione o formato para converter o episódio, ou seja WMV, MP4. Escolha o que você quiser, exceto MP3 - audio. Você vai estar quase terminando. Depois clique na caixa ao lado de "Do not copy audio stream", assim você vai estar tirando o áudio. 
> Por fim, clique em "CONVERT". O programa vai converter o vídeo, sem o áudio. ^-~ E depois é só usar o episódio.


"Fiz tudo isso. E agora? Que programa eu uso para fazer o trailer?"
Windows Movie Maker, é o programa que eu uso e que grande maioria usa. Exceto quem usa programas melhores. ^-^'' E o Movie Maker já vem instalado, ou seja facilidade. ;)
Mas caso você queira usar imagens comuns, não há problema.
"Fiz o meu trailer. No Movie Maker ficou tudo acertado e encaixado. Só que quando eu finalizei e fui assistir o vídeo, algumas coisas ficaram atrasadas. E agora?!"
Não entre em pânico. É normal. O que você pode fazer é diminuir um segundo ou dois de alguma cena e depois salvar o arquivo (nunca se sabe se a energia vai cair ou se o seu gato vai puxar o fio do estabilizador), e clicar em "Salvar filme" e esperar o arquivo ficar pronto. Depois assista o vídeo. Se ficar atrasado de novo, já sabe o que fazer.

Como dica final, se você quer fazer um trailer, antes de tudo, não tenha pressa em fazê-lo. Vai ser trabalhoso, cansativo e muitas vezes não vai sair do jeito que você quer. Mas tenha paciência e leve o tempo que precisar. Procure manter em mente o tempo total do trailer. Estipule um tempo limite e trabalhe nele, caso você tenha dúvidas de como fazer um trailer, assista alguns.
Espero ter ajudado e qualquer dúvida, envie. 
Ja ne! o/

Você também pode gostar de ler

29 comentários

  1. qual o link do programa para mim baixa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode baixar o programa por este link http://www.baixaki.com.br/download/free-zune-video-converter.htm É só clicar em "Baixar" e depois instalar. Qualquer dúvida, envie.

      Excluir
  2. funciona normalmente quanto no Windows XP quanto no Windows 7 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas se você tiver dúvidas na própria página do download (link acima) exibe quais sistemas são compatíveis com o programa.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Existem sites de animes que são focados em apenas um ou dois. Exemplo: Naruto, http://www.naruto.com.br/ Bleach, http://www.bleachproject.pgx.com.br/ One Piece, http://www.onepiecefoda.com.br/
      E sites que são especializados em todos os animes e OVAS. Como por exemplo:
      http://www.sakuraanimes.com/
      http://centraldeanimes.com.br/
      http://www.animesdown.com/
      http://www.onlyanimesdownloads.net/downloads/categoria/483/episodios-completos-de-animes
      Espero ter ajudado. Se tiver dúvidas, envie.

      Excluir
  4. obrigada, ajudou sim. Mas você só conhece de animes? Porque minha amiga queria fazer um trailer também, mas ela quer com partes de filmes, séries...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, o mesmo vale para séries e filmes. Basta baixar o filme/episódio da série e fazer o mesmo processo. É só pesquisar o nome da série/filme e encontrar o que deseja. ^^ Séries:
      http://www.baixartv.com/
      http://www.seriesfree.biz/
      http://www.baixandofacil.com/
      http://www.serieslider.com/
      http://seriestvix.tv/
      Filmes:
      http://yesfilmes.org/
      http://www.elitedosfilmes.com/
      http://www.g1filmes.com/
      http://www.armagedomfilmes.biz/
      http://www.telona.org/
      Qualquer dúvida, envie.

      Excluir
  5. Como faço para os ''gifs'' funcionarem?por que quando eu vou ver,aparece como foto.Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gifs são um tipo de arquivo que não são reproduzidos no Windows Movie Maker, pois querendo ou não, é um tipo de foto, só que com movimentação. É por isso que ele não movimenta, mas quando eu souber de algum programa que faça essa maravilha, eu lhe aviso. O WMK só reproduz animadamente vídeos. Qualquer dúvida, envie.

      Excluir
    2. Na verdade eu ja fiz varios videos no movie maker usando apenas gifs deixo aqui o link do site que uso para converter os gifs para videos!

      http://www.online-convert.com

      Excluir
  6. me salvou!
    mas assim, eu uso o Vegas Pro 12.0, e nele tem como usar gif? Por que no Movie Maker não tem como mesmo (não que eu tenha ficado horas tentando)

    ResponderExcluir
  7. Vou tentar explicar, com o Vegas aparentemente (aparentemente apenas, estou traduzindo uma resposta) é possível desde que o tamanho do gif seja grande, e usa-se um efeito "Chroma Key" repetidamente (ou algumas vezes). É mais ou menos isso o que consegui entender.
    Não posso te explicar mais detalhadamente, pois não uso o Vegas. ^-^''
    Mas espero ter lhe ajudado, qualquer dúvida me envie.
    Até.

    ResponderExcluir
  8. Hey,estou tentando baixar o clipe Sirens,da Cher Lloyd,mas não estou conseguindo pelo Downvids. Tem algum outro programa para me recomendar? Me disseram que é porquê o vídeo não pode ser baixado :x

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, eu uso o Free YouTube Download que é um programa fácil de usar - basta copiar e colar o link no programa e baixá-lo. Às vezes ele não consegue baixar determinados vídeos (geralmente do VEVO), mas eu o uso com frequência.
      Se não conseguir, tente pelo 4shared. Ou noutro recomendado ou muito baixado no Baixaki.
      Boa sorte.
      Até.

      Excluir
  9. o que eu poderia dizer no vídeo sobre uma fanfic de...Supernatural?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque assim, supernatural ainda não teve um final.

      Excluir
    2. Olá, desculpe a demora em responder. Antes de fazer o seu trailer, você deve se focar nos acontecimentos da sua fanfic e sobre o que você quer falar: casais, fatos, gêneros, etc. Tendo isso em mente, você passa para a etapa do texto do trailer que vai girar em torno do que você quer focar dentro da sua fanfic.
      A série não teve um final (ainda), mas isso não a impede de criar um final alternativo para a série ou sua fanfic entende? O trailer vai girar em torno do que você escreve e nem tanto sobre a série original, mesmo que você siga ou se embase nos acontecimentos de Supernatural.
      Se ainda tiver dúvidas, envie o link da fanfic ;)
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  10. Foi uma ajuda realmente muito boa, me esclareceu algumas coisas.
    Não sei se você já ouviu falar desse jogo mas eu vou fazer uma fanfic de Amor Doce e estava pensando em fazer um trailer... E não tem vídeos com Amor Doce.... Poderia me dar uma sugestão de que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpe a demora em responder.
      Realmente não ouvi falar de Amor Doce, mas as dicas que posso lhe passar são: use pedaços de filmes ou séries se preferir personagens mais "reais", nesse caso prefira um ator só e uma atriz só como casal principal, além da própria época em que se passará sua estória; se optar por trechos assim, o legal seria usar uma música que encaixe com o gênero que você vai lidar (romance, comédia, etc) do meio do trailer em diante, entende? Com um efeito fade e utilizando, por exemplo, do coro em diante da canção.
      E procure elaborar o texto de acordo com o que você quer chamar a atenção. ^-^ Espero tê-la ajudado, quaisquer dúvidas me envie.

      Excluir
  11. Ooi!
    Você tem alguma dica de app para android que faça trailer? Eu estou mesmo precisando e não encontro nenhum!
    Agradeço ☺

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, eu estava procurando a mesma coisa que você e achei um que é parcialmente bom além da marca d'agua ser extremamente discreta ao meu ver
      Ele se chama PowerDirector

      ele só aceita vídeos no mínimo em 720p no youtube, antes que se desespero. Não recomendou totalmente por ele sempre travar em alguns cortes que eu faço, mas já é um avanço né

      Excluir
  12. Amore,eu to fazendo uma fanfic (Dear Angel) que é a história de um anjo enviado em uma missão e tals (eu sei que você ta rindo) e não sei que música colocar de fundo,scrr

    ResponderExcluir
  13. Eu não entendi nada huehuehue

    ResponderExcluir
  14. Oiii, muito obrigado pelas dicas :) !! Já estou a 2 anos nessa de fazer um trailer legal pra fic *rsrs* e ainda to tentando, mas já dei um avanço muito grande com esse post! Já tentei baixar o Movie Maker, mas não consegui. Meu pc é Windows 7 mas originalmente é 8, então acho que o carinha esqueceu de instalar tudo *rsrs*. Geralmente eu uso o Filmora e o Vegas e já tive resultados bem legais com eles. De efeitos a todo tipo de recorte, sabendo usar (e tendo os videos certos) pode se obter um resultado praticamente profissional! Mais uma vez, muito obrigado pelas dicas!!

    ResponderExcluir
  15. Ayoo! Gostaria de saber, onde posso pegar vozes (como se fosse uma dublagem) para colocar no meu trailer? Ps: é de k-pop, com homens adultos ;v
    Obrigada pelo tutorial, ajudou-me bastante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem o KineMaster! Há vários vídeos para tirar a marca de água, só pesquisar.

      Espero ter ajudado, beijos.

      Excluir
  16. Olá, estou seguindo o seus passos e fazendo um trailer para a minha fanfic.

    Mais tem um problema, eu quero fazer uma fanfic inspirada na música Teddy Bear da Melanie Martinez mas não acho nenhum vídeo, ou gif que tem haver com o estilo dessa música.

    Será que você poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  17. E se vc quiser fazer o trailer pelo celular? Que programa eu uso?
    Muito bom, me ajudou bastante!

    ResponderExcluir