Swift

POV: Escrevendo fanfics


Há quase cinco anos (tô ficando velha) eu escrevo fanfics e nesse meio tempo parece que a forma de escrever fanfics melhorou e piorou em muitos fatores, como por exemplo: a escrita de muitos escritores evoluiu muito, e para melhor; a exploração dos termos é maior, mais palavras cultas e o uso certo da comédia e do drama transformou estórias simples em fanfics dignas de mais de mil reviews e de mais de vinte recomendações. Por outro lado (aí entra a Rachel chata), o uso do romance ficou clichê, previsível demais. Parece que para as personagens o nível de romance e amor é igual ao tanto de libido que a personagem solta ou quantas vezes o Naruto bateu uma pela Hinata. u.u E é escrito desta maneira.
Tudo bem que estamos em tempos modernos, onde a alienação continua em alta e onde sexo e happy hour andam de mãos dadas, entretanto povo meu isso não quer dizer que é necessário trazer essa característica para o mundo fanfiction. Fanfics deveriam ser um pedaço da realidade e ainda ter um toque de fantasia, como uma forma diferente de ver certas coisas. 
Quando eu procuro alguma fanfic (tipo... quase nunca) raramente encontro alguma que me chame a atenção. Tudo começa pela sinopse. Muitas têm erros capazes de piorar minha miopia #dramática. Outras não tem nexo, ou então fala que vai rolar altas putarias e a classificação é +13 (oi?). 
Caro coleguinha do Nyah!: se vai rolar altas putarias, classifique-as corretamente! Categoria +18 taí pra isso! ;)
Na própria sinopse, muita coisa acontece. A pessoa quer contar como a fanfic vai ser emocionante, cheia de tensão, altos dramas e o escambau elevado ao cubo. Tudo bem... A euforia de postar é tamanha que lá vem os erros, lá vem a falta de nexo e a classificação errada. Errar é na sinopse humano, mas insistir com isso na estória parece que é piada com a cara do leitor. 
Caro coleguinha do Nyah!: o Word tem uma linha irritante e vermelha que fica embaixo dos seus erros ortográficos! Ela não serve apenas para irritar, mas também para mostrar que tem alguma coisa errada no seu texto. ;) #ficaadica
Eu admito que já tentei (é, tentei) ler fanfics e ignorar os erros ortográficos, entretanto só consegui ler a sinopse e a metade do primeiro capítulo. Copiei e colei o texto no Word e tudo que eu via eram linhas vermelhas sob boa parte do texto (99%); depois desisti da estória. 
Outro tipo de coisa que é bem comum nas fanfics: romance previsível. 
Você sabe que o casal abordado, como Sasuke e Sakura, vai se trombar no primeiro capítulo, você sabe que em dois ou três capítulos os dois vão estar se beijando, você sabe que no quarto capítulo a Sakura vai se apaixonar e no final do capítulo eles vão estar trepando como duas víboras no cio. Afinal para que estruturar a porra toda se a única intenção é fazer eles gozarem? Mas você continua lendo, porque você sabe que no capítulo seguinte a Sakura vai dizer que ama o Sasuke e ele vai maltratar ela, chutá-la ou fazer os dois. Depois ela engravida e foge, aí depois de um ano, Uchiha Sasuke acha que sente alguma coisa além de tesão e vontade de trepar pela Sakura #avanço 
Aí no final da fanfic, os dois casam, trepam e depois ele diz que a ama! Ê! ¬¬ Mas o que importa é que no final (e somente no final, foda-se os quarenta capítulos de trepadas anteriores) os dois ficam juntos e felizes para sempre com um mini-Sasuke. Own! 
Infelizmente é o tipo de romance mais sugerido e aderido. Danem-se os sentimentos deles, o que importa é o clímax; dane-se se eles erram, eles são considerados deuses humanizados apenas nas falas. Dane-se a estória, a estrutura da fanfic e o sentido dela, o que importa são os suspiros apaixonados da Sakura na fanfic e o jeito badboy mimado do Sasuke. 
Honestamente, eu cansei de ler estórias iguais com títulos diferentes. As personalidades (pelo menos no universo Naruto) limitam-se a:
Sasuke: badboy mimado, indiferente misterioso, rebelde sarcástico, frio e calculista, o trepador (não achei outra palavra), vingativo sofrido, magnata poderoso, vocalista de banda de rock, responsável ao máximo, irresponsável ao máximo ou o fodão.
Sakura: chorona, rebelde inconsequente e sarcástica, solteirona largada, carente ao extremo, hiper-responsável e lutadora por seus sonhos que se resumem a medicina, modelo de sucesso, mãe solteira, garota de rua sofrida e que ainda sorri, mimada e interesseira, a sensual ou a fodona.
Ino: patricinha-mor, garota sorridente, a gostosa, a burra, mimada e interesseira, mãe solteira, compulsiva e viciada em compras, vadia, amante, amiga invejosa, melhor amiga, ex-melhor amiga invejosa e falsa, pior inimiga da mocinha ou a modelo.
Gaara: calado, misterioso e perigoso, o magnata de ferro, empresário comilão das secretárias, Jinchuuriki odiado, roqueiro desolado e viciado em drogas, chefe mandão e desejado pelas carentes ou o fodão.
Hinata: a gostosa, a tímida, garota bolsista que corre atrás de seus sonhos, a gostosa, garota com qualidades limitadas a sonho de consumo, secretária, dançarina, segunda melhor amiga, vítima de bullying que dá a volta por cima (se encaixa na Sakura também), virgem, vadia depois que perde a virgindade, pobre coitada que tem os parentes com a saúde ferrada (se encaixa na Sakura, Ino e em qualquer outro personagem) e problemas financeiros ou a inocente.
Naruto: badboy, o imbecil, o inconveniente, QI abaixo do aceitável, o engraçadão, magnata comilão, o trepador, empresário, irresponsável e idiota, irmão de alguém com o qual não tem nenhuma semelhança física, o lutador de sonhos, arrogante, infantil, o sensual, o tapado, o poderoso chefão, Jinchuuriki odiado e sofrido ou o fodão.
Tenten: figurante, dançarina, quase lésbica, figurante, esportista e figurante.
Neji: magnata calado, empresário frio e calculista, alguém que tem uma rixa inexplicável com Sasuke e/ou Gaara, figurante, primo ciumento, gênio limitado que não passa o Shikamaru ou apenas o figurante.
Temari: figurante, quase maria-macho, boca suja, figurante, amiga invisível ou a reclamona.
Shikamaru: gênio limitado, acha tudo problemático, figurante, parente de alguém com quem não tem semelhança física, dorminhoco, empresário de sucesso limitado ou pessoa mais velha.
É mais ou menos isso que eu encontro em fanfics. Ou a apelação exagerada em mostrar que as personagens são fortes, lindas e exemplos de perfeição ~só que não~ Tudo bem que todo mundo quer ver seu personagem favorito como o fodão, a fodona ou sei lá mais o que, mas não é necessário endeusar a personagem. 
E nesses cinco anos em que escrevo (ok, ler isso me faz parecer velha) só li fanfics com conteúdo igual e pouca coisa boa mesmo. Porque eu acho uma puta injustiça uma fanfic bem escrita, com os gêneros bem desenvolvidos, personalidades com sentido e com uma estória envolvente ter menos de 300 reviews, enquanto uma fanfic carregada de clichê e romance-miojo (três minutos tá pronto), cenas de putaria (fazendo "amor" é que eles não estão fazendo) que mais parecem inspiradas em quartos de prostíbulos do que outra coisa ganham mais de 1000 reviews, mais de 30 recomendações apaixonadas dizendo que a fanfic é ótima. 
Oi?!
Pessoalmente é indignante. ú.ù Eu acho que autores não devam escrever atrás de reviews rasgando elogios para o romance instantâneo e absurdamente clichê ou atrás de recomendações que digam o quão apaixonante a fanfic é ou deixa de ser. Escrever deveria ser uma forma de expor o que se pensa, expor novas maneiras de enxergar certas situações e mostrar que apesar dos pesares, as personagens podem ser tão humanas quanto qualquer um. #filosofei
Eu acho que não vai haver uma mudança revolucionária no conteúdo (ou na falta dele) das fanfics em qualquer site se os próprios autores não o fazem. 
De qualquer maneira, minha intenção não é desprezar o trabalho de quem escreve ou ofendê-los (mesmo sabendo que possivelmente o fiz... desculpas a quem se ofendeu, mas é a minha opinião >.<), mas acredito que ainda haverão fanfics boas e que os autores podem sempre mudar. É questão de querer e tentar.

Você também pode gostar de ler

2 comentários

  1. Eu desisti de postar fanfics. Acredito que as minhas eram bem escritas, mas eu me pergunto: pra quê?
    Pra descobrir que alguns "lixos" recebem milhares de reviews, enqto a minha fica a ver navios? E sempre tem um babaca pra criticar. Cansei de sofrer.

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente, já estive a beira de desistir devido a este mesmo pensamento. Chega a ser revoltante ver que uma fanfic parada há anos (literalmente) tem mais de dois mil comentários, suspiros apaixonados dizendo "Ei, está é a A fanfic", contendo o repertório: sexo, romance-miojo, sexo, gravidez e pimba, final feliz. Mas enfim... Se escrever para você é algo que lhe motiva, que lhe dá uma visão nova, não desista. Continue escrevendo, não é necessário postar.
    Se estiver interessada(o), me envie seu trabalho para meu e-mail (rachelegal22@hotmail.com).
    Você me deu a ideia de abrir uma seção para outros escritores. ^^ Até.

    ResponderExcluir