Escrever não é um ato simples. Posso até mesmo dizer que é um dos meios de comunicação onde há mais falhas e que é mundialmente usado. Entretanto escrever uma estória é um tanto quanto complicado para muitos e natural para outros.
Os primeiros passos para se escrever qualquer coisa são bem simples.
1. Saiba ler (senão complica);
2. aprenda o máximo de palavras e significados possíveis (dicionário taí pra isso);
3. tenha um tema em mente.
Simples? Talvez se parasse por aí. #realitywins Escrever envolve os primeiros passos citados acima e os adicionais, que nada mais são do que os gêneros... Ah, os gêneros. Aqueles pequenos tipos de sentimentos e espécies de assuntos que simplesmente explodem uma estória ou a enriquecem.
A diversidade aumenta todos os dias. Existe até um gênero onde o homem pode engravidar outro cara (e sim, isso é muito, muiito, muuuuito bizarro de se imaginar e de se ler), e que há pouco tempo nem existia até que alguém com a mente muito torta e com muitos úteros em sua imaginação criou 'saporra. oO Enfim...
Um dos sentimentos e tipo de gênero mais famoso e utilizado em qualquer tipo de estória é o romance. Por que?, você me pergunta. Oras, eu lhe respondo, porque o tido romance nada mais é do que o mais primitivo e mundial sentimento entre duas pessoas e que acaba envolvendo o leitor de diferentes formas.
Romance nada mais é do que, para muitos, a base para uma estória. Entretanto é aí que mora um grande perigo: estória alguma deve se prender apenas em um único gênero. Porque um gênero significa uma maneira de envolver o leitor.
Escrever o romance não é simples. De modo algum. Mas, eis que como não há nenhum guia para dizer onde o escritor ou ficwritter está fazendo a merda, escrever romance acaba se tornando uma espada de dois gumes.
Os erros mais comuns em escrever este gênero envolvem coisas básicas, mas que desconstroem a estória de um modo tão cruel que ela se torna clichê.u.u
1. Começo sem sentido
O que é isso?, você me pergunta. Oras, pessoinha, eu lhe respondo. Isso nada mais é do que o começo do romance sem nexo algum. Por algum acaso, sobre alguma hipótese estranha você ao escrever romance se perguntou como ele começaria e o que o originaria entre duas personagens? Não?! Normal. Maioria dos escritores passam essa mensagem.
Passar a mensagem de que, do nada literalmente, duas pessoas podem se apaixonar é altamente comum atualmente. Ao escrever isso, você acaba passando a imagem de que sua fanfic se resume num contexto de situações do nada, com ações do nada, com explicações do nada, ou seja uma estória que tem várias conexões sem sentido.
Isso é muito, muito perigoso porque como um romance pode começar do nada, se nem você pode explicar o que o originou? E por favor, não usem essa coisa de praxe de "num olhar, eles se apaixonaram" ou "numa trombada na rua". Nada disso explica a origem de um sentimento tão complexo quanto o amor.
2. Tempo curto
Aí vamos nós! Acho que é esse tipo de frase que invade a mente do escritor quando ele vai começar a lidar com o romance. Outro grande problema em romances é o tempo. A merda começa quando você está com tanta pressa, mas taaaaaaaaanta pressa em fazer casais na sua estória que você fode com a porra toda. Como?! Oras, romance-miojo! Isso nada mais é do que um dos maiores erros cometidos por bobagem do escritor ou pela maldita pressa. A vontade de fazer casais é tanta que no capítulo um as personagens se conhecem e no três estão declarando seu amor eterno. COMO ASSIM?!
Romance algum, pelo menos um bom, surge da noite para o dia. Até mesmo em animes há uma estrutura inteira para explicar o porquê das personagens estarem apaixonadas e demora para elas se declararem, porque existe uma estrutura. Então, não adiante o romance.
3. Sexo é igual a amor
Outro grande problema. Vamos por partes. Sexo é a relação sexual entre duas pessoas, ou seja um contato mais físico e que envolve sentimentos. Amor é um sentimento tão complexo que mal pode ser descrito ou escrito, mas que a parte afetada nutre profundo carinho e sensação de proteção pela outra parte, amando-a incondicionalmente. No que isso envolve romance?, você questiona.
Isso envolve o romance na parte amor, mas é usado como desculpa para esclarecer a quantidade de sexo exagerada na estória, apenas por bel prazer da personagem. Acaba envolvendo quando o tido amor surge apenas na hora H. Romance não surge de uma hora para outra e por que deveria surgir apenas quando o cara tira a virgindade da moça? Por que esse tipo de ideia ainda é escrita? Simples: porque é nisso que o romance atualmente se baseia, em prazer por prazer e que dane-se o resto. Se for escrever sobre sexo casual ou hentai, não use isso como um motivo para que as personagens se apaixonem. Porque isso é muito diferente de um romance mesmo.
4. Clichê
AH, O PANDEMÔNIO DOS PANDEMÔNIOS.
Romance clichê, também conhecido como o romance-miojo. Utilizado incansavelmente em estórias com o intuito de envolver o leitor com algo que ele já leu em outro lugar, com outras palavras, com outras personagens mas com a mesma essência. ù.ú
Isso é muito perigoso. E ainda assim é muito comum, porque a pressa em unir as personagens, somando a falta de contexto, mais o tempo curtíssimo, acrescentando a falta de explicações coerentes e um pouco de sexo é igual a amor, resultam neste pandemônio: o romance clichê. Ou seja, algo tão previsível e tão pobre em estória que acabam deixando sua estória numa categoria mental de "mais uma fanfic clichê".
Não, não é simples se livrar do clichê. Aqui eu explico mais, mas não é impossível.
Há mais falhas, mas não vou citá-las agora. Escrever um romance não é simples. Pelo menos para mim. Mas se você acabou reconhecendo algumas das falhas citadas acima, por favor comece a pensar no que você está escrevendo. Por favor.
Agora, vamos à parte favorita de vocês: depois de detonar os erros, aí vem a ajuda mesmo.
1. Estruture
Qualquer coisa que você for escrever, você tem que saber que ela precisa de três coisas básicas: começo, meio e fim. Sempre bato nesta tecla e sempre vou bater. u.u Isso se aplica à tudo, sinopse, trailer, capítulos. Tudo deve ter um começo, um meio e um fim, tanto para você saber qual é o rumo da estória quanto para o leitor ter uma boa noção sobre o que ele está lendo.
Com o romance não é diferente. Tenha sempre em mente como ele vai começar, como ele vai prosseguir e como ele vai terminar. Como eu faço isso?, você me pergunta. Sempre tenha em mente o que vai acontecer na sua estória antes de inserir qualquer romance ou qualquer gênero. Porque isso vai te facilitar e muito a vida quando você for escrever.
Escreva em tópicos o que vai acontecer durante os capítulos e se preferir divida a quantidade total deles em três partes: começo, meio e fim. Daí por capítulos escolha qual gênero deve ser inserido de acordo com o rumo da sua fanfic. E nunca se esqueça de terminar o que começou.
1.2 Dê uma continuidade de acordo com a situação
Nada mais é do que adaptar o romance à situação e não o contrário. Como eu faço isso?, novamente você pergunta. Não é tão simples, mas exige imaginação e certo esforço da sua parte. Antes de qualquer coisa, crie situações que você possa explicar e terminar. Nunca crie além da conta desnecessariamente. Voltando...
Situação: as duas personagens estão num momento delicado de tensão. Quero inserir romance. Como faço isso?
Resposta: use o drama a favor do romance. O romance pode ser mais sutil, já que a situação envolve certa tensão. Posso usar frases curtas, mas diretas. Já que o romance é sutil, não preciso escrever de cara que eles se gostam, mas impor isso através das descrições de "como cada um se sente, de como algo tão dilacerante pode acabar os tornando igualmente desesperados por um pouco de alívio. Algo que se assemelha àquele tipo de amor Romeu e Julieta, tão fantasioso e tão cruel que chega a doer. Esse tipo de coisa que só acontece assim."
Adapte o romance à situação ;)
2. Escreva certo
Sempre vou insistir nisso. u.u Processem-me. Mas enfim. Isso é um dos fundamentos básicos para qualquer escritor. Escrever certo melhora sua escrita, incita o leitor a fazer o mesmo quando escrever e acaba criando um bom hábito. Então sempre escreva certo. Não precisa ser um doutor em Letras, apenas escreva certo.
3. Tenha sempre dois modos de escrever romance
Isso é pouco mais complexo para alguns, mas é bem simples de se explicar. Se você escreve uma estória em que os POV'S das personagens aparecem, saiba que você vai precisar de duas linhas de raciocínio quando for lidar com o romance. Porque se você lidar com dois POV'S significa que está lidando com personagens distintas e com sentimentos parecidos, mas não absolutamente iguais.
Como eu faço isso?!, você me pergunta.
Não precisa fazer aquela coisa absurdamente rica em detalhes ou cheia de entretantos e porém's, mas agarre-se à algo simples e ainda assim direto.
POV 1: "Todas as vezes em que meus dedos percorriam sua mão parecia que algo fervilhava dentro de mim. Algo quase confortável e inquieto, que me fazia querer mais do que aquele sentimento me proporcionava. Era quase torturante a distância entre nós e ainda assim era uma agradável tortura, pois eu não precisava dizer as palavras. Ele já sabia."
Ou seja, aqui, vemos que a personagem está tentando descrever o que sente quando está perto do cara. Mas, como diferenciar no POV do cara? Seria mais ou menos assim:
POV 2: "O tempo congelara no exato momento em que senti seus dedos em minha mão. Uma súbita queimação em meu peito sufocava-me graciosamente quando nossos dedos entrelaçaram-se e não soltaram mais, tal como nossos olhares. Parecia que havia alguma música que embalava os movimentos dela, tudo era absurdamente importante. A queimação em meu peito explodia e se transformava numa calmaria relaxante e animadora. Pulsava tão rápido quanto meu coração e não cabia nele. Era mais do que um simples amor. E ela já sabia disso."
Ou seja, linhas de raciocínio paralelas e que se mantém sobre o mesmo assunto. Independentemente se sua estória abordar esse tipo de escrita, sempre mantenha duas linhas de raciocínio quando o assunto for romance. Ou ao menos, tente.
4. Tempo
Um romance não pode acontecer num período curto demais e nem longo demais. Deve haver um equilíbrio. Quando ele vai acontecer, depende unica e exclusivamente da sua estória. Como vai acontecer, depende de você. Mas a duração é um ponto chave para definir o rumo da estória.
Saiba que não precisa ter pressa, mas ao mesmo tempo, inicie o romance após estruturar o casal. Em outras palavras, sempre tenha em mente quando o romance mesmo vai acontecer e até lá o introduza sutilmente e demarcando os pontos dele. Não seja abestado em fazer casalzinho logo só por review. O envolvimento deles têm de envolver o leitor. :) Então tudo a seu tempo.
5. Tipo de romance
Saiba qual é o tipo de romance. Se é mais dramático, mais divertido, mais raivoso, mais leve, mais sutil ou mais misterioso. Sempre saiba dosar no romance e usá-lo conforme sua imaginação e a estória pedirem. Mas, como saber o meu tipo de romance?
Veja qual é o tipo de gênero e o tipo de situação que você mais usa. Se forem situações mais cômicas e o gênero for mais comédia e aventura, então use um romance sutil e leve. Se sua fanfic for mais misteriosa, então use um romance mais dramático ou que se adapte melhor à sua estória.
Se você não souber qual é seu tipo de romance, então leia o que você escreveu e veja qual é sua linha de romance na estória, daí você já sabe como é seu modo de escrever este gênero filhadamãe.
6. Não dependa apenas do romance
Por último, não se esqueça que o romance não é a base da sua fanfic. Nunca se prenda a um único gênero apenas por ele trazer mais reviews, ou por ser o mais pedido, ou ainda por ser a modinha da vez. Isso se aplica a qualquer gênero. Sua fanfic é um conjunto de emoções, um punhado diversificado de situações, sentimentos que acabam a tornando uma obra sua. Então sempre procure aumentar a exploração dos gêneros e não dependa de um. Pois você não depende de uma única palavra para escrever um capítulo inteiro.
Por fim, essas são as minhas dicas. Espero que elas tenham ajudado mesmo, pois eu sei que escrever romance não é simples. E uma última dica. Escrever não é apenas expressar o que você pensa ou no que você acredita, isso é um meio de comunicação altamente grande e que influencia pessoas a fazer o mesmo. Então, procure sempre dar o melhor de si, mesmo se não houver reviews ou se só houverem críticas, sua escrita é o que lhe diferencia dos demais escritores.
Romance não é uma coisa banal, ou que deve envolver sexo senão você está errado. Nada disso. Romance é aquela coisa pura que surge entre duas pessoas, tão singela que não precisa de declarações melosas para que as pessoas sintam esse sentimento. Romance é o primeiro passo para amar. ^^
E por favor, não escrevam por reviews. Escrevam porque gostam, porque isso lhe traz algo. Comentários são opiniões, mas elas não fazem a sua. ;)
Essas são minhas dicas, minhas opiniões. Logo mais, mais dicas. Talvez sobre outro pandemônio: o hentai.
É isso. Até!
P.S.: Eu odeio romance. Mas espero que minhas dicas tenham sido úteis.
1 comentários
Oii, seu blog é ótimo, estou começando um agora, se puder dar uma lida na nossa estória e comentar lá o que achou ficaríamos agradecidos. http://fictionletterss.blogspot.com.br/
ResponderExcluir