Swift

Amaldiçoado - Resenha


Antes de qualquer coisa, depois de quase um século sem interações cá estou eu. Esse ano está sendo mais corrido do que eu calculava e mais desastroso em certos pontos. Problemas à parte, esta é uma seção nova de resenhas dos livros que já li.

Segunda capa do livro e título que serviu também ao filme.


O título Horns, que na tradução literal significa Chifres, teve dois títulos aqui no Brasil: primeiro como O Pacto e depois como Amaldiçoado que geraram duas capas diferentes, mas por conta da adaptação do livro o segundo título colou.
Amaldiçoado conta a história de Ignatius Perrish, um pacato rapaz de cidade relativamente pequena que estava envolvido com Merrin Williams desde que eram crianças até a noite em que eles rompem o relacionamento e Merrin é encontrada no dia seguinte assassinada e estuprada. Ig é visto como o principal suspeito e mesmo um ano após o acontecimento, todos na cidade acreditam que ele escapou ileso do crime por conta da situação financeira da família. Depois de uma noite de bebedeira, Ig acorda com uma dor de cabeça e descobre que tem um par de chifres nascendo em sua cabeça, só que os chifres impulsionam as pessoas a contar as coisas ruins que pensam e que fizeram.
Conforme a estória avança, Joe Hill narra muito bem as atrocidades que as pessoas podem fazer no viés de anjos e demônios personificados através das atitudes humanas e Ig percebe que seus poderes vão esclarecendo a verdade sobre quem matou Merrin e como seus relacionamentos com familiares e amigos eram superficiais ou verdadeiros. Uma das personagens que mais choca em suas revelações é a mãe de Ig, que simplesmente pede que ele não seja mais seu filho pois isso a deixa infeliz. A naturalidade com a qual as personagens agem e contam seus podres é outro ponto forte na estória, além do pano de fundo usado: escolha com qual pecado você quer conviver. 
Alguns pontos que são negativos sobre o livro são os constantes trocadilhos de fogo, inferno, pecado, demônio e divindade - que ajudam a dar o tom, mas poderiam ser menores em certas cenas -, além da linguagem relativamente vulgar para quem não gosta. Amaldiçoado é bom exatamente por mostrar que cada um tem um quê de bem e mau escondido, mas que se aflora em pequenas proporções até explodir num ato mais irracional ou racional. O livro ganhou adaptação cinematográfica e Ig ganhou vida com Daniel Radcliffe (popularmente conhecido como Harry Potter), que deu um tom legal ao Ig no cinema. É claro que a adaptação difere do livro, pois cada diretor tem sua interpretação, como a estruturação da família de Merrin, o envolvimento de Terry (irmão de Ig) no assassinato, características físicas da Glenna, entre outros. Os finais do livro e do filme são divergentes, pois o do livro é mais sugestivo enquanto o do filme é mais claro sobre o que acontece com Ig.


Nota do livro: 4,7 de 5. 
Nota do filme: 4,5 de 5.

Dica para quem quiser comprar:
baixe a versão em PDF ou pegue emprestado, se você gostar compre numa loja física ou online. Eu comprei online na Saraiva, foi seguro e rápido além de ter um puta desconto, também solicitei que entregassem numa loja da Saraiva pois a entrega é mais rápida e não paga o frete.
Ja ne!

Você também pode gostar de ler

0 comentários